O escritório holandês Rietveld-Architecture-Art-Affordances (RAAAF) apresentou a sua mais recente instalação, intitulada "Breaking Habits", no Mondriaan Fund for Visual Arts em Amsterdã. Breaking Habits prevê um ambiente doméstico sem cadeiras e sofás, explorando um modelo de vida diagonal através de um sistema de tapetes flexíveis.
Pesquisas médicas mostram que sentar-se por períodos prolongados de tempo é insalubre. Breaking Habits, portanto, tem como objetivo afastar-se do nosso modelo entrincheirado da sala de estar, eliminando cadeiras e sofás. Situado dentro de uma casa de canal holandês, a exposição apresenta rolos de material flexível semelhante a tapete suspensos por cabos metálicos. O usuário permanece parcialmente flutuando no "tapete mágico", adaptando e apoiando o corpo. Diferentes diagonais que cruzam a sala incentivam um estilo de vida mais ativo, mudando de posição ao longo do tempo.
Este modelo de pensamento físico materializa uma visão de mundo filosófico e o torna tangível: uma paisagem diagonal de andaimes proporciona um estilo de vida mais ativo, convidando o usuário a mudar de posição ... será que a vida diagonal se tornará a nova norma? -- RAAAF
Breaking Habits é o mais recente esforço nas explorações do RAAAF em relação às dinâmicas espaciais. A exposição surge de uma iniciativa colaborativa entre o RAAAF e a artista visual Barbara Visser intitulada "The End of Sitting", criando um local de trabalho livre de cadeira.
Via: RAAAF.